top of page

O que é o cogumelo?

  • Foto do escritor: Scout Geographic
    Scout Geographic
  • 20 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Quase toda a gente sabe que o cogumelo não é uma planta, é um fungo. Mas o que significa isto de dizer que é um fungo?

Diariamente nós classificamos (nem que seja inconscientemente) os seres vivos que encontramos em várias categorias. Todos sabemos que um pássaro é um animal, tal como uma formiga, ou um peixe, uma árvore é uma planta, tal como uma flor ou uma alface.

Carl Nilsson Linnæus, mais conhecido em português como Carlos Lineu, botânico, zoólogo e médico sueco do século XVIII, foi o cientista mais importante na classificação de seres vivos.

Lineu sempre teve uma paixão pelo mundo natural e, quando tinha ainda cerca de 20 anos, começou escrever livros que reuniam várias plantas de todo o mundo, classificando-as com um sistema que ele próprio criou e, lentamente, foi ganhando fama, tornando-se o sistema que, até hoje e usado por toda a comunidade científica.

Este sucesso deve-se sobretudo ao facto de ser um sistema que usa unicamente as características do ser vivo para o classificar. Nos sistemas anteriores, pelo contrário, animais podiam ser caracterizados por serem domesticáveis ou selvagens, grandes ou pequenos, úteis para o Homem ou não, ou até mesmo se eram considerados nobres ou não.

Lineu criou um sistema de classificação com 7 níveis: o reino, o filo, a classe, a ordem, a família, o género e a espécie. A espécie e o nível menos abrangente, enquanto o reino e o mais abrangente.

Os reinos que Lineu criou foram exatamente as mesmas categorias de que falamos antes: O Plantae (plantas) e o Animalia (Animais). Porém a história não ficou por aqui…

Com o avanço da ciência, foi descoberto um novo tipo de seres vivos, tão pequenos que apenas podem ser observados através de instrumentos especiais, os microscópios. Estes seres vivos não podiam ser considerados nem plantas, nem animais, portanto, no século XIX foi criado um novo reino: o protista.

Com um estudo mais aprofundado, os cientistas descobriram que podiam criar ainda mais um nível de classificação, um nível que dividiria toda a vida em duas categorias. E assim nasceram, no início do século XX, os 2 impérios: o Prokaryota (que contém todos os seres vivos com células mais simples) e o Eukaryota (que contém todos os seres compostos por células mais complexas). Para o reino protista nao ficar dividido pelos 2 impérios (porque este reino contém tanto seres simples, quanto seres complexos) foi dividido em dois: o reino protista (que fica a conter os seres mais complexos, os eucariontes) e o reino Monera (onde ficam os seres mais simples, os procariontes).

Podem ficar a pensar que é isto. Conseguimos finalmente caracterizar todos os seres vivos. Mas...onde ficam os cogumelos?

Não sao animais, para isso teriam de ingerir o seu alimento. Não sao plantas, para isso teriam de fabricar o seu alimento através da luz do sol. São demasiado complexos para serem do Monera, então são protistas?

O cientista americano Robert Whittaker não estava contente com isto, então criou o quinto reino, para os cogumelos e todos os seus amigos, o reino Fungi.

Depois de Whittaker, houve ainda outras sugestões de novos reinos: Woese sugeriu dividir-se o reino monera em dois reinos, Cavalier-Smith sugeriu dividir o protista em 3 reinos, mas a divisão mais aceita hoje em dia ainda é a dos 5 reinos de Whittaker.

E então o que é o cogumelo? Agora já sabem que o cogumelo é um fungo, porque é que ele é um fungo e todo o processo de classificação que levou à criação dos 5 reinos.


 
 
 

Comments


G250_ScoutGeographic_Logo_BrilhoT.png

© 2019 por Scout Geographic

  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page