Devagar se vai a longe
- Scout Geographic
- 30 de abr. de 2019
- 1 min de leitura

Todos conhecemos os caracóis, eles estão por todo o lado: nas nossas florestas, nos nossos jardins e até nas águas do mar!
Os caracóis estão presentes em todo o tipo de habitats terrestres, desde o deserto até aos pólos, e, apesar da sua famosa lentidão, podem viajar milhares de quilómetros, transportados nas penas de alguns pássaros.
Cada pessoa tem também a sua opinião sobre estes gastrópodes. Uns acham-os um prato delicioso, outros veem-os como uma praga para as suas plantações e existe até quem os use para hidratar a sua pele e manter-se jovem.
Como qualquer outro ser vivo, os caracóis terrestres desempenham um papel importante nos ecossistemas. De forma geral, os caracóis são herbívoros, alimentando-se de folhas em decomposição, alguns fungos e, de vez em quando, comem o solo diretamente. Porém existem algumas espécies de caracóis que são omnívoros e até carnívoros.

Os caracóis servem também de alimento a diversas espécies, desde cobras e lagartos até alguns insetos, passando por pássaros e mamíferos, que contam com eles para lhes fornecer o cálcio de que necessitam.
Apesar de serem abundantes, algumas espécies de caracóis estão em risco de extinção, entre elas 67 espécies que só se podem encontrar no arquipélago da Madeira. Por outro lado algumas espécies, como a Achatina fulica, ou caracol gigante africano, foram introduzidas em habitats de que não eram originárias, como por exemplo o Brasil, tornando-se uma das espécies invasoras mais perigosas para a biodiversidade de diversos locais.
Por isso, da próxima vez que virem um caracol por aí, tratem-no bem pois ele é importante para o ecossistema.
תגובות